Marketing Digital no Google Ads

Nesse post de hoje vamos falar sobre os primeiros passos para criação de campanhas no Google Ads (Adwords), a parte patrocinada de anúncios no Google.

Para utilização dos recursos de publicidade de Google, primeiramente, precisará criar uma conta Google, caso ainda não possua. Ao efetuar login na plataforma do Google Ads, será redirecionado para área das campanhas, caso não possua campanhas criadas (anúncios) o sistema irá auxiliar na criação da campanha.

O objetivo deste post é falar sobre os tipos campanhas e metas que podem ser configuradas na plataforma para que alcance o objetivo esperado.

Tipos de campanhas e metas no Google Ads:

Ao criar a campanha, a primeira configuração a ser feita é a respeito da sua meta principal com os anúncios da campanha que está configurando. Atualmente, são 6 as metas principais para a campanha, mas é possível selecionar apenas uma:

  1. Vendas. Quando teu objetivo principal é gerar vendas. Seja gerar vendas on-line, por aplicativo, por telefone ou presencial na loja.
  2. Leads. Incentivar clientes a realizar ações para gerar leads e outras conversões.
  3. Tráfego do site. Fazer com que as pessoas certas acessem seu site .
  4. Consideração de produto e marca. Incentivar as pessoas a explorar seus produtos ou serviços.
  5. Alcance e reconhecimento da marca. Alcançar um público-alvo amplo e promover reconhecimento.
  6. Promoção de App. Gerar mais instalações e interações para seu aplicativo.

Após selecionar a meta principal é necessário configurar o tipo de campanha. De que forma, como e onde seu anúncio será exibido. Veja os tipos de de campanha possíveis:

  1. Rede de pesquisa. Gerar leads de clientes com anúncios de texto ou de chamada exibidos perto dos resultados da pesquisa no Google.com.br, em sites de parceiros de pesquisa do Google e em muitos outros lugares.
  2. Rede de Display. Coletar informações de contato relevantes das pessoas certas (clientes) com mídia e anúncios atraentes em toda a Web.
  3. Shopping. Incentivar as pessoas a interagir com seus anúncios do Shopping para gerar leads e conversões para seu negócio. Anúncios etiquetados como Shopping e exibidos em sites de parceiros Google. Necessário uma conta vinculada com produtos para anunciar nesta campanha.
  4. Vídeo. Atraia pessoas interessadas no seu site e gere mais conversões usando calls-to-action e outros recursos que incentivam as pessoas a realizar ações depois da exibição do vídeo (YouTube).

Conforme a meta da campanha, os tipos podem ser restringidos ou habilitados e, inclusive, os tipos tem sua forma de ação modificada conforme a meta da campanha. É necessário estar atento a esses registros pois é a conforme esses dados principais que o Google definirá a melhor forma de apresentação dos anúncios.

Posteriormente é necessário definir informações gerais da campanha, desde nome, até a criação dos anúncios em si. Seção de público alvo e segmentação estão nessa etapa, assim como estratégia de orçamentação, palavras chaves e criação dos anúncios em si.

Na etapa de criação dos anúncios você pode selecionar imagens e texto, seja títulos e descrições. Pode, também, criar grupos de anúncios.

A forma de criar e gerenciar campanhas no Google Ads é bem diferente de criar campanhas nos Facebook, apesar de terem objetivos finais semelhantes. Geração de leads, tráfego no Website, consideração e reconhecimento de marca, etc. Para saber mais sobre campanhas no Facebook veja o post específico:
http://blog.mauriciodosite.com.br/2019/03/10/marketing-digital-no-facebook/

Acredito que atingimos o objetivo desse post, que é um overview sobre os primeiros passos para criar campanhas no Google Ads. Ficou com alguma dúvida? Comente esse post e trataremos os assuntos de dúvidas de forma mais específica. A parte de criação dos anúncios e grupos de anúncios é assunto para um post inteiro, por exemplo.

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão? 
Comente o post! Comunique-se! Um forte abraço.

Maurício Arthur
CEO at Sites4u – Software Design
http://sites4u.com.br/ | https://mauriciodosite.com.br/

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