O mundo 2.0 vai cozinhar os desavisados

O mundo está mudando, rápido e em todos os sentidos. E não é só o futuro que vai ser muito diferente, o presente já está.

A cerca de 2 anos li uma matéria na Exame cujo título dizia: O mundo está mudando, e o Brasil ficando para trás.

Fiquei curioso e acabei lendo a matéria completa. No post de hoje vou trazer esse assunto novamente, sintetizado e sob a minha perspectiva. Apesar de ser uma matéria de 2 anos atrás, vale muito para os dias de hoje!

O artigo trata da assuntos tecnológicos e políticos, trazendo uma visão de tecnologia de ponta no mundo VS o Brasil, o que está sendo chamado de quinta revolução industrial.

Segundo Eduardo Moreira, autor do artigo, até hoje o homem ensina a máquina. Estamos entrando num mundo onde a máquina ensina a máquina. E para isso ela só precisa de um combustível: dados! 

E sobre esses dados, Moreira, traz alguns números incríveis, senão espantoso:

  • 90% dos dados que existem no mundo hoje foram armazenados nos últimos 2 anos!

Já parou para pensar no que isso significa? O ser humano registra seus fatos de alguma maneira há dezenas de milhares de anos. Os mais antigos desenhos em cavernas descobertos foram feitos há mais de 40.000 anos. Ou seja, toda a informação que registramos em livros, desenhos, códigos e qualquer outro meio nos primeiros 39.998 anos somada é somente um nono da que foi registrada nos dois anos seguintes. E toda a informação que temos registrada hoje é somente um décimo da que teremos daqui a cinco anos!”

Veja mais alguns números levantados no artigo:

  • A cada 10 operações feitas hoje em dia na bolsa de valores americana, somente 1 é gerada por um ser humano;
  • Nos últimos 15 anos, 52% das empresas do índice S&P simplesmente desapareceram;
  • 87% do valor de mercado do S&P vem hoje em dia de bens intangíveis;
  • A Amazon tem já 67 milhões de prime members nos EUA (assinantes que pagam um valor anual para a empresa). É maior do que o maior banco americano (Chase) tem de correntistas.
  • 52% do headcount das empresas de fintech é formada por engenheiros de programação e designers de produtos;
  • 1GB de amazenamento de memória tinha um custo de 10 milhões de dólares em 1970. Hoje custa 3 centavos (2017);
  • O mapeamento do genoma de um indivíduo custava 100.000 dólares dez anos atrás. Hoje custa 200 dólares;

O que tudo isso significa? Bem, o mundo está mudando… Em tempos que
canais de comunicação são diversos e a informação é instantânea, temos que estar sempre nos atualizando. Manter-se conectado, comunicativo e estar sempre muito atento às tendências já não é apenas uma opção para quem busca sucesso nos negócios. O mundo está conectado.

Algumas profissões mudarão drasticamente e terão que ser reinventadas pelos profissionais dessas áreas: Advocacia, Educação, Medicina e Psicologia são alguns dos setores que, do meu ponto de vista, serão totalmente remodeladas para atender necessidades mais específicas de quem busca determinada demanda. Caso contrário, quem não se atualizar, perderá cada vez mais espaço!

Hoje em dia a informação é o poder. E a informação nada mais é que uma coleção de dados com algum sentido comum, gerando valor. Com o volume exponencial de dados coletados a inteligência artificial e “machine learning” encarregam-se de cruzar esses dados, gerando a informação, ou seja, o poder.

Então, invista em tecnologia para o seu negócio!

Possuir um site próprio para sua empresa é essencial, mas já não é mais suficiente! Precisamos mais! Além de divulgar, expor nossos diferenciais, estar próximo do nosso cliente, precisamos nos manter ativos e comunicativos, sempre.

Apareceu a oportunidade? Esteja sempre pronto!

Parece simples, mas sabemos que não é! Só enxergamos aquilo que estamos preparados para enxergar e, para estar preparado, além de muita dedicação e persistência, é necessário estar nos “trilhos certos”. Conte comigo, podemos conversar, tomar um café e definir boas estratégias para sua empresa!

Leia a matéria na íntegra em: https://exame.abril.com.br/blog/eduardo-moreira/o-mundo-esta-mudando-e-o-brasil-ficando-para-tras/

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente o post! Não deixe de se comunicar! Um forte abraço.

Maurício Arthur
CEO at Sites4u – Software Design
http://sites4u.com.br/ | https://mauriciodosite.com.br/

2 thoughts on “O mundo 2.0 vai cozinhar os desavisados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *