Como não se tornar um profissional descartável em 10 anos

Não apenas nos ramos de tecnologia e inovação, mas todo o mercado está em transformação e se readaptando, diariamente! Não torne-se um profissional descartável.

A alguns meses atrás escrevi uma publicação com o seguinte título: “O mundo 2.0 vai cozinhar os desavisados”. O tema que falamos hoje vem ao encontro deste outro artigo. Nele descrevia, principalmente, em relação ao que está sendo chamado de quinta revolução industrial: Inovações tecnológicas de ponta no mundo VS o cenário brasileiro. Volume de dados trafegados e armazenados mundialmente, robôs ensinando robôs, inteligência artificial, etc. Para saber mais sobre a publicação, clique aqui: http://blog.mauriciodosite.com.br/2019/01/21/o-mundo-2-0-vai-cozinhar-os-desavisados/

Conforme dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), investir mais em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) para inovar, aumentam em 16% as chances de uma empresa ingressar no mercado internacional. As empresas inovadoras contratam mais do que a média da indústria brasileira – aumento de 29% nos postos de trabalho contra média geral de 19% – e pagam salários 23% superiores aos patamares vigentes.

Ao investir em tecnologia, as empresas tornam-se mais concorrentes no mercado que está cada vez mais disputado, tendem a ser mais eficientes nas suas operações e atingem um setor ou um público maior.

Ferramentas tecnológicas são desenvolvidas e atualizadas diariamente. Redes Sociais estão sempre se modificando e criando novas tendências.

Temos que estar sempre atentos para acompanhar essas mudanças, estar sempre atualizado e não ficar para trás. Leituras de bons livros, acompanhamento de notícias, seja em jornais, revistas ou meios digitais. Investimento em estudos presenciais ou a distância, cursos, graduações, pós-graduações! Eventos, seminários e, inclusive, reuniões com amigos!

Isso lhe mantém ativo e “ligado” nas tendências do setor que atua. Acompanhar todo esse processo de inovação é só uma etapa. Agora é preciso agir. Porém não são etapas distintas assim. Está tudo acontecendo ao mesmo tempo, enquanto realiza um plano de execução está, também, acompanhando o processo de inovação e redirecionando conforme as tendências por você identificadas.

Discutir ideias, reunião, comunicação!

Não tenha medo de inovar, mesmo fazendo igual de maneira diferente. A questão é estar em transformação. Quando ficamos parado, apenas na zona de conforto, estamos estagnados sem perceber. Mexa-se! Caso contrário, em 10 anos, ou até menos, perceberá que tudo mudou e ficou para trás. O mundo é cruel com os desativados. Por isso energize-se! Leia, estude, pratique esporte, trabalhe, converse, só não pare!

Recentemente tenho acompanhado uma série de profissões em alta e tendências do mercado de trabalho no blog do Vagas Emprego RS. Já percebi novas profissões que nem conhecia o nome ainda e, já outras despontando, como: Cientista de Dados; Designer UX/UI; Executivo de Vendas (Hunter), etc.

Para acompanhar o blog do Vagas Emprego RS acesse o link: https://vagasempregors.com.br/blog

Espero que tenha gostado! Fique atento às novas publicações em nosso blog! 
Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Participe! Deixe seu comentário abaixo! Obrigado e forte abraço,

Maurício Arthur
CEO at Sites4u – Software Design
http://sites4u.com.br/ | https://mauriciodosite.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *