WhatsApp, Facebook e Messenger fora do ar

O que realmente aconteceu? Redes sociais apresentaram falhas no processamento de arquivos de mídia (fotos/imagens e áudios).

Já parou para pensar na mudança sobre os impactos na sociedade e a transformação da forma de comunicação atual, principalmente, com os Apps de mensagem instantânea?

No dia de hoje (13/03/19) foram relatados muitos problemas em alguns Apps de Rede Sociais, tanto no Brasil, quanto no exterior. Também vivenciei alguns problemas e em função disso compartilho com vocês essa publicação.

WhatsApp, Messenger e Facebook apresentaram falhas, principalmente, no processamento de arquivos de mídia (fotos/imagens e áudio). Alguns relatos de que o Instagram, também, apresentou problemas em algumas funcionalidades (Direct e Story). Comunicações usando,
simplesmente, texto não foram afetadas.

Relato próprio: Por algum momento pensei estar ficando louco. Ao conversar com clientes respondia a solicitação e enviava um print (imagem de tela), ou mesmo um áudio, para esclarecer alguma situação, porém, essas mídias não eram enviadas na conversa, apenas os textos. Resetava modem, reiniciava o computador, reiniciava o Smartphone, alterava conexão de rede e as falhas persistiam. Até entender o que estava acontecendo com os Apps, matutei 723947243821 possibilidades diferentes para elucidar o problema. Sim, pensei até em teorias da conspiração. Hahaha.

Então, tu já percebeste a transformação na forma e canais de comunicação presentes hoje na sociedade? Os benefícios que esses Apps de comunicação instantânea podem trazer? E, também, os transtornos que podem gerar quando não funcionam da maneira correta?

Sabe o que, realmente, gerou o problema? Se souber deixe seu comentário. Estou curioso para saber também. Mas tenho um palpite: acho que o estagiário fez o deploy do fonte errado em produção.

WhatsApp, Messenger e Instagram são todas plataformas do Facebook. Imagina o poder que essa empresa tem, com o volume de informação trafegada por ela. Mas, também, o tamanho da responsabilidade para manter toda essa engrenagem funcionando.

Só percebemos o tamanho do problema quando nos deparamos com ele. Da mesma forma que só damos valor por estar bem, quando ficamos doentes.

Tem muitas pessoas e empresas hoje em dia dependentes desse “ecossistema” digital criado pelo mundo globalizado. Refletindo agora, tive um insight. Ao invés de um ecossistema, seria um “digissitema“?

Os meios de comunicação mais utilizados por pessoas no mundo todo são, todos, proprietários do Facebook. O que aconteceria se, por algum motivo, o Facebook parasse de funcionar? O que aconteceria com as milhares de empresas e pessoas que trabalham com Marketing Digital no Facebook?

Temos que ter sempre uma carta na manga! Já comprei um lote de selos para enviar informações via correio quando precisar. Hahaha, brincadeiras a parte, mas temos que saber como lidar com situações inesperadas como essas.

Quem é mais old school, da velha guarda.. muitas vezes nem percebe ou é afetado por problemas relacionados a tecnologia, por exemplo. Porque eles vivenciaram outras formas diferentes de comunicação e já tem alternativas. Mas e os jovens de hoje em dia? Tem alternativas?

O mundo está em uma constante transformação e não pararemos por aí. Muitas coisas ainda hão de se transformar. É preciso estar aberto às aprendizagens, acompanhar as mudanças, mas sem esquecer de suas origens, pois, com elas, poderá sempre chegar aonde precisa.

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão? 
Comente o post! Comunique-se! Um forte abraço.

Maurício Arthur
CEO at Sites4u – Software Design
http://sites4u.com.br/ | https://mauriciodosite.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *