SEO Marketing na veia!

Já ouviu falar de SEO Marketing? Como funciona e quais as técnicas usadas para obter um bom ranking.

Para que seu site traga resultados é necessário aparecer nos resultados de buscas do Google! E na primeira página ainda, dificilmente o usuário vai para as próximas páginas. Prefere-se mudar os termos da pesquisa do que ir para demais páginas.

Mas o que fazer o site aparecer na primeira página do Google?

Este é o tema do nosso artigo de hoje. Vamos falar sobre SEO Marketing e algumas técnicas utilizadas.

SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização dos mecanismos de busca. O assunto pode parecer um pouco complexo e técnico, mas com algumas dicas e técnicas explicadas aqui, já é possível aplicar no seu Website ou Blog para tentar obter um melhor Ranking.

Resumindo um pouco, o Google trabalha com o PageRank, um Ranking de Páginas com um valor relevante para determinada palavra chave. Aí vem a primeira dica: O Google indexa páginas de sites e não sites por si só. O que quero dizer com isso?

O Google qualificará as páginas do seu site conforme as palavras chave relevantes encontradas na página. O site pode conter diversas páginas e, cada uma delas, terá um valor de pontuação referente a determinada palavra chave.

Quanto maior a pontuação obtida, maior será a relevância que o Google dará para o site em relação a determinada palavra chave, aumentando as chances de aparecer na primeira página. Outros fatores estão envolvidos para que isso aconteça, como localização originária da pesquisa, dispositivos utilizados (computador ou mobile), palavras utilizadas na pesquisa, etc..

O algoritmo utilizado pelo Google para indexação e pontuação das páginas é guardado sob segredo e, rotineiramente, atualizado. Como não se sabe como funciona esse algoritmo, algumas técnicas utilizadas para tentar obter um bom ranking podem ser obsoletas, porém, vou lhes ensinar o que acredito que funciona, realmente!

Dicas básicas para o SEO Marketing:

  • Palavras chaves nos lugares corretos: As palavras chaves devem estar posicionadas corretamente e em consonância com o conteúdo da página. Locais indispensáveis para trabalhar a palavra chave: URL da página; Título; Subtítulo; Conteúdo; Frequência da palavra; e Links (tratado nas dicas abaixo).

A URL nada mais é que o endereço da tua página, exemplo: www.sites4u.com.br/criacao-de-sites.html. Ou seja, a página referente a criação de sites possui a palavra chave desde a URL, passando por título, subtítulos e conteúdo.

  • Tags e Metatags: Tags “Title”, “Keywords”, “Description”. A metatag Keywords deve conter apenas uma ou duas palavras, não mais que isso. Se tiver um foco maior de palavras chaves, deverá ser tratado em diferentes páginas. A metatag Description é o conteúdo que será exibido abaixo do endereço do teu site, no resultado da busca no Google.

Alguns autores podem descordar quanto a relevâncias dessas duas metatags (keywords e description). Alguns dizem que já são obsoletas e irrelevantes para o PageRank do Google. Eu discordo, acredito que ainda são relevantes sim!

  • Links de entrada, de saída e internos: Links são muito poderosos e valiosos para teu site, mas cuidado, os resultados podem ser anulados quando mal utilizados. Os links de entrada são links externos do site, apontando para alguma página do teu site. Links de saída são o inverso, um link no teu site apontando para outro site. E links internos são links do próprio site para ele mesmo.

Quando falo em cuidar para não anular a pontuação obtida por links quero dizer que, quando possui um link de entrada para o site, essa pontuação só será relevante, caso não tenha um link de saída para este site. Ou seja, se o site ganhou “um” ponto pelo link de entrada, não pode haver um link de saída para esse mesmo site, caso contrário a pontuação será anulada.

  • Relevância do conteúdo: O conteúdo do site tem que ser correto sintaticamente e semanticamente. Cuidados com a ortografia e a frequência de palavras chaves são pontos cruciais. O texto deve fazer sentido para o leitor, com foco na palavra chave trabalhada mas fazendo sentido sem ser repetitivo. 😉
  • Questões técnicas de estruturação das páginas: Técnicas de desenvolvimento mais modernas, boas práticas de programação e cuidados básicos na estruturação da página, exemplo: Não utilizar elementos obsoletos (tabelas, frames ou flash). Inclusão de scripts javascript no fim da página. Quanto mais código (“sujeira”) no topo da página, mais difícil a leitura e indexação desses dados pelo Google. Arquivos de estilo (css) devem ser inclusos a partir de arquivos externos.
  • Gerenciamento e manutenção dos resultados obtidos: Existem ferramentas para avaliar como o site está sendo acessado, o Google Analytics, por exemplo. Podemos avaliar quais páginas estão sendo acessadas, o comportamento do usuário no teu site, quais páginas visitou, quanto tempo durou cada sessão, etc.. Com a avaliação desses dados podem ser criadas estratégias para melhorar ainda mais os resultados.

E a última/primeira dica:

  • O Google indexa páginas de sites e não sites: O teu site pode ter “N” páginas e em cada página trabalhar uma palavra chave em específico. Mas, aconselho que, quando tratamos de assuntos muito distintos, diferentes mercados, melhor realizar um site focado para cada mercado. Assim obterá melhores resultados com cada um dos sites.

O trabalho de SEO Marketing bem realizada inicia na construção do site e perdura com avaliações dos resultados obtidos e manutenção para realizar melhorias, aumentando o foco no que realmente funciona, corrigindo brechas no que ainda não funciona.

Existem mais técnicas envolvidas, mas este é o princípio do SEO Marketing. Fique atento as publicações no blog, em breve, farei outro artigo mais técnico sobre o SEO Marketing, exemplificando algumas aplicações.

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão?
Comente o post! Comunique-se! Um forte abraço.

Maurício Arthur
CEO at Sites4u – Software Design
http://sites4u.com.br/ | https://mauriciodosite.com.br/

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